Hoje, 13 de Outubro, celebra-se o Dia Mundial da Visão.

A visão é um dos cinco sentidos que nos permitem ter uma perceção mais precisa do mundo e os olhos são as ‘ferramentas’-chave desta capacidade, que deve ser cuidada ao longo da vida.
Para uma boa saúde ocular não basta apenas ir ao oftalmologista (ou optometrista) uma a duas vezes por ano, é preciso ter alguns hábitos diários e uma especial atenção ao estilo de vida. A alimentação tem um papel fundamental na hora de cuidar dos olhos.
Deixar de fumar é um outro aspeto a ter em conta, tal como usar óculos de sol durante ano inteiro e não apenas no Verão.
Estar atento aos sinais que da visão é igualmente importante. Existem sintomas que não devem ser desvalorizados e que podem ser um indicador claro de que algo errado se passa connosco. Clarões, visão turva, sombras ou a sensação de insetos a voar no seu campo de visão são alguns dos sintomas a ter em conta, assim como a visão dupla, o vermelhidão dos olhos e a discrepância no tamanho das pupilas.
Conhecer o histórico familiar de saúde e respeitar as distâncias a que os olhos devem estar dos monitores são outras duas formas de preservar a saúde da visão. Acrescenta-se ainda a necessidade de escolher maquilhagem de qualidade e de a retirar sempre antes de dormir.
